quarta-feira, 28 de abril de 2010

Eta, Jonas cabeça dura!

A história do profeta Jonas, que a maioria já conhece, parece, às vezes, se enquadrar direitinho na nossa vida.

Como todo homem aqui na terra, Jonas tinha uma missão. Deus o incumbiu de falar seis ou sete palavras a outro povo.
Ele tinha que caminhar até a cidade de Nínive e pronunciar as palavras que Deus tinha lhe dito – só isso!

Entretanto, por causa de crises existenciais e da dureza do seu coração, Jonas simplesmente tomou um navio para Társis, lugar completamente diferente de Níneve.
Então, Deus promoveu uma tempestade e os tripulantes desesperados por causa das ondas, acabaram lançando o profeta no mar. Ele foi engolido por um grande peixe e três dias depois se deu conta que estava na praia.

Essa história estaria hoje classificada como "ficção-pastelão", contudo podemos extrair grandes verdades e conceitos dessa cena bíblica.
É importante destacar as más sucedidas empreitadas de Jonas: a recusa à voz de Deus, desvio de Sua vontade e isolamento do plano divino.
Acontece que Jonas também sofreu a ação de Deus e a história relata que foi um vexame total, pois ele foi atirado ao mar, engolido por um peixe e vomitado na praia.

Bom, podemos até nos recusar a ouvir a voz de Deus, nos desviar da sua vontade e tentar nos isolar dos seus planos, mas vale lembrar que, quando Deus escolhe um homem para uma determinada missão, mesmo que a atitude seja a mesma que a de Jonas, Ele nos fará ouvir a sua voz, nos redirecionará e nos reencaminhará aos seus planos.

A pergunta que se faz é: será que estamos tão longe de Deus que precisamos ser engolidos pelas situações mais inesperadas da vida e depois, por elas mesmas, ser vomitados?

Se estivermos parecidos com Jonas em alguma dessas atitudes, deixemos Jesus restaurar a nossa obediência para podermos serví-lo com inteiro coração.

Fraternalmente,
Guilherme Carpenter

Um comentário:

  1. Quantos Jonas existem dentro de nós!!!
    Não há o que comentar, apenas concordar.
    Sem comentário.

    ResponderExcluir

Compartilhe sua opinião!

Compartilhe

Bookmark and Share