sábado, 22 de maio de 2010

Sombra e água fresca

A história de Israel registra um episódio extremamente importante para aplicação de verdades bíblicas e espirituais para vida do crente.

Logo após terem saído do Egito, os israelitas caminharam alguns dias e, naturalmente, como não estavam acostumados a andar pelo deserto, seu estoque de água acabou. Logo vieram as reclamações e o arrependimento de terem saído do espaço egípcio e, apesar de terem chegado a um lugar com água, estas eram amargas.

Deus fez o milagre de transformar a água amarga em doce, sob condições de um relacionamento mais íntimo, fidelidade e obediência por parte de Israel. Depois disso caminharam um pouco mais e foram a Elim, onde havia setenta palmeiras e doze fontes de água pura e boa.

Nossa vida é assim também, após sairmos de situações escravizadoras, às vezes nos revoltamos contra a nova condição de vida e agarramos a primeira pretensa solução. Mas nem tudo é o que parece ser – “as águas às vezes são amargas”.

Inobstante às nossas murmurações, Deus faz milagres. Situações amargosas são transformadas e doces.

Entretanto, Deus não delega o seu relacionamento aos feitos que realiza, pelo contrário, chama para o campo pessoal. Isto quer dizer que Deus não quer que estejamos vinculados aos seus milagres, mas à sua pessoa. Além disso, o milagre é uma condição que se impõe na nossa vida para demonstração do poder divino e para resolver a nossa demanda num momento da história.

Deus quer nos levar à condições superiores, como àquela que proporcionou a Israel, qual seja, a abundância de sombra e água fresca em Elim. Para obtermos o milagre de Deus e também a sobeja condição divina é preciso que acreditemos nas mudanças que Ele quer fazer nas nossas vidas, confiemos Nele e obedeçamos ao seu direcionamento.

Ele quer dar aos seus filhos “sombra e água fresca”.
Creia nisso!

Referência: Êxodo 15:22-27

Pr. Guilherme Carpenter

Um comentário:

  1. Paulo Cesar Nogueira Vianna28 de maio de 2010 às 10:10

    SABER SE CONHJECER É PRIMORDIAL PARA ENTENDERMOS OS OUTROS, GUANDO ESTO NOS É PERCEBIDO FAZEMOS MENOS CRÍTICAS E ACEITAMOS A POSSIBILIDADE DE PERDOAR, POIS DESCOBRIMOS QUE NOSSO MAIOR INIMIGO SOMOS NÓS MESMOS. RECLAMAMOS COM DEUS POR NÃO RECEBERMOS AQUILO QUE É MATERIAL E QUE VAI NOS FAZER DELEITAR NOS PRAZERES CARNAIS, NÃO OBSERVAMOS QUE O SENHOR FAZ MUITO MAIS DO QUE PEDIMOS, NOS DÁ VIDA E NOS GUARDA DE TANTAS COISAS, COMO DOENÇAS, ASSALTOS, ACIDENTES, APENAS NÃO RECEBEMOS AQUILO QUE ELE SABE QUE NOS AFASTARA DE SUA PRESENÇA. MUITAS COISAS A PRINCÍPIO ERAM PARA SER BENÇÃOS COMO PODEM DEPOIS SE TORNAREM MALDIÇÃO, ERAMOS ESCRAVOS, FOMOS LIBERTOS E AGORA QUEREMOS SER NOVAMENTE ESCRAVOS? ERA MINHA BENÇÃO PARA SER MINHA OUTRA METADE NO RELACIONAMENTO, AGORA É MEU TORMENTO? NA VERDADE TODOS NOSSOS PROBLEMAS SÃO CULPA NOSSA, POIS QUEM DECIDIU A TOMAR A DECISÃO FOI "EU", QUEM DECIDE? QUEM DA O PASSO? QUEM DIZ SIM OU NÃO?
    A NOSSA JUSTIFICATIVA NÃO SÃO DIFERENTES DA DE ADÃO: QUEM COMEU A FRUTA, DE QUEM FOI A CULPA? A MULHER DE O SENHOR ME DEU.
    A IGREJA ESTA FRIA POR CULPA DAS NOSSAS OMISSÕES, SOMOS TÃO CEGOS QUE NÃO CONSEGUIMOS SER AQUILO QUE O SENHOR ESPERA QUE SEJAMOS, MODIFICADOS. O PECADO DE ADULTÉRIO É CONDENADO POR TODOS COMO SE OS QUE CONDENAM TB NUNCA TIVESSEM ADULTERADO, CUIDADO QUE PODE NÃO SER POR ATO MAS POR PENSAMENTOS, E POR QUE NÃO É CONDENADO O FOFOQUEIRO, O INVEJOSO, MENTIROSO O CALUNIADOR? POR QUE O DIABO SABE QUEM VC É TB? QUEM TA DE PÉ CUIDADO PARA NÃO CAIR, SOMOS TODOS IGUAIS, PENSAMOS E PECAMOS, NÃO SOMOS MELHORES QUE NINGUÉM APENAS DESENFORMADOS. NOSSO SISTEMA DEMOCRÁTICO É MUITO BOM PARA A POLÍTICA DO MUNDO, MAS EM RELAÇÃO A IGREJA QUEM MANDA É O SENHOR, DEPOIS É O PASTOR ESTE DIRIGIDO PELAS MISERICÓRDIAS E BENÇÃO DE DEUS, GUANDO CHEGAR O DIA EM QUE O SENHOR TE COBRAR AS CONTAS DO QUE FOI COLOCADO SOBRE SUA GUARDA O QUE VAI RESPONDER? FOIA MULHER QUE TU ME DESTE?

    ResponderExcluir

Compartilhe sua opinião!

Compartilhe

Bookmark and Share