segunda-feira, 31 de maio de 2010

Árvore sem fruto


Criança como todo mundo, tive meus momentos de jogar pedra em árvores para delas colher seus frutos. Nunca me incomodei com árvores infrutíferas.
Aliás, “ árvore que não dá fruto ninguém atira pedra.”
O evangelista Mateus, narra um episódio em que Jesus, com fome, procura uma figueira e não acha nela fruto algum. Ele a amaldiçoa decretando a sua esterilidade definitiva. Ela secou imediatamente. O que chama mais atenção nesta história é que Jesus costumava fazer milagres, revertendo situações ruins em boas, mas nesta cena Ele tomou uma atitude não muito comum.
Na verdade, conquanto nos surpreendamos com a atitude de Jesus em amaldiçoar aquela árvore, fica uma lição: quando Jesus percebeu que aquela árvore era estéril e não tinha o que toda árvore frutífera se propõe, frutos, Ele só fez declarar a condição dela, nada mais.
Tem gente assim também, que não tem nada para oferecer. É só galho, folha e plástica. Não tem conteúdo. Não alimenta ninguém, não satisfaz ninguém, não adoça a vida de ninguém. É gente bonitinha com cara de shopping, mas com o interior de deserto e que ainda se acha “o máximo” – figueira sem fruto.
Que Deus não deixe que sejamos árvores infrutíferas, mesmo que alvo de pedras ou da busca de alguém com fome.
Guilherme Carpenter

Um comentário:

  1. Paulo Cesar Nogueira Vianna31 de maio de 2010 às 10:55

    Acredito que Jesus este mostrando através desta passagem as pessoas que não podem oferecer nada como alimento e testemunho, observe que não há nem frutos podres, são pessoas secas, amargas sem esperanças e que não buscam nem benefícios próprios. São séticas e não acreditam que o Senhor pode mudar toda as situações que vivem. Mas podemos tirar ainda que não consigamos enxergar uma lição que Jesus mostrou: Não seja indiferente, procure não ser igual, se aproxime daqueles que não conseguem enxergar para ajuda-lós ha ver uma luz no fim do tunel, não seja igual aquela árvore, Pastor tome conta de suas ovelhas e ensine o bom caminho, não se deixe levar pelas decisões da maioria, como o sistema democrático que algumas igrejas usam. No dia de sua prestação de contas quem vai responder pelas suas ovelhas não é a igreja, nem seus oficiais, nem os membros, não esqueça que todos são ovelhas e não pastores, não se deixe ser manipulado com medo de perder o cargo de pastor da igreja, pois isto quem te colocou e permitiu foi o Senhor. Ele te sustentara e providênciara seu salário. Guasndo o pastor se aproxima de suas ovelhas ele conhece cada uma delas, adere o seu cheiro e sabe de suas dificuldades, vasi em busca de uma única ovelha por amor a ela, e isto é muito importante para o Senhor Jesus. Ovelha para dar bons frutos precisa de todo cuidado e atenção, e assim saberás o valor de cada uma delas, e saberás aonde poderá haver possíveis joios, lobos e principalmente ávores secas.

    ResponderExcluir

Compartilhe sua opinião!

Compartilhe

Bookmark and Share